terça-feira, 20 de março de 2012

Divinópolis - E.E. Manoel Corrêa Filho

Veja a produção dos jovens que participaram da Oficina da Palavra em Divinópolis no turno da manhã.


O Papel do jovem na sociedade
O papel do jovem na sociedade, atualmente, vem sendo massacrado pelas ações governamentais que muitas vezes menosprezam o valor dos adolescentes em questão. A única maneira que nos resta de exercer nossa cidadania e também mudar nossa realidade é votando. Desta maneira, cada jovem possui o direito de ser protagonista da sua história, ou permanecer aceitando que os outros decidam por você. Por tanto, cabe a você decidir se o próximo governo vai massacrar sua cidadania, ou não.

Bárbara Tavares
Leonardo Barros

Drogas
Deveria haver mais palestras sobre drogas. Mas, não palestras comuns e sim com depoimentos de pessoas que já usaram drogas. Colocar na cabeça dos jovens que, embora tenha prazer, esse passa rápido e que assim cada vez mais o usuário vai atrás da droga para sentir a sensação novamente e desta forma usa mais e mais até se viciar e pode acabar morrendo.
Bom que já estão sendo tomados alguns tipos de medidas para prevenir o uso de drogas lícitas entre os adolescentes como a proibição de cigarros com sabores artificiais que são atraentes e o álcool, além da realização de palestras que facilitam a conscientização e instrução para combater o uso das drogas ilícitas entre os jovens. Entretanto, seria mais motivador se a experiência de ex. usuários pudesse fazer parte desse ato.

Lucas Henrique Silva Moura
Aline Aparecida Rocha Caetano
Rayner Gontijo Albino

Voto facultativo, ou voto obrigatório: qual nossa sociedade deveria aderir?
O voto facultativo é, de longe, a escolha mais democrática, mas será que é a escolha mais correta?
O voto facultativo é o que permite ao cidadão a escolha de votar, ou não naqueles que governarão o nosso país. Já o voto obrigatório é aquele que força o cidadão a votar. Geralmente, esse é visto por parte da população como uma forma do governo tirar nossa liberdade de expressão. E de certa maneira é mesmo! Os jovens da sociedade de hoje, ou a maioria deles veem a política como algo chato e logo a relacionam com obrigações de adultos.
Seria um grande avanço se o voto facultativo tomasse lugar na sociedade. Porém, para isso os jovens, bem como toda a população, deveriam primeiro ter consciência política e democrática. Até que isso aconteça, somos obrigados a votar mesmo contra a nossa vontade.

Mayara de Sousa Nunes
Ana Letícia de Sousa Paiva
Walley Ariel Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário