quarta-feira, 2 de maio de 2012


Diamantina – Colégio Tiradentes – Uma Bela Ilusão
A partir do projeto político “Expresso Cidadania” podemos analisar a verdadeira face do âmago e o contexto social político em que estamos inseridos. Logo podemos indagar: vivemos, ou não num país essencialmente ideológico?
Durante o processo das apresentações do projeto, analisamos o trato superficial e parcialmente obscuro no que diz respeito ao tema “política” apenas como um mero conceito, desprezando a realidade em que vivemos. Um exemplo claro é abordar a figura imprescindível para esse contexto, como Sócrates, e deixar de lado o método dele que são a ironia e a maiêutica, nos deixando a verdadeira impressão de um Estado imerso em uma farsa; porque não faz sentido algum reunir jovens despreparados, sem consciência crítica e falar a eles sobre a importância do voto. Onde eles serão preparados para escolherem um candidato digno? A resposta nós temos: eles serão fatigados pela escuridão que envolve a real política e isso tudo não valerá de nada.
Um exemplo claro como cidadão diamantinense é analisar a situação da política municipal onde o atual prefeito é encoberto por escândalos. É muito fácil adentrar uma cidade e cumprir um papel que se resume em ordenhar ovelhas para criar títulos eleitorais e no dia da votação votar em qualquer candidato.
O projeto deveria ser além de um momento lúdico motivacional. Feito pelo nosso Estado em um país essencialmente ideológico. Somos uma bela ilusão.

Lucas Magno
Jéssica Maiara

Comentário:
Lucas e Jéssica, agradecemos a participação de vocês. O objetivo do Expresso Cidadania é despertar o interesse pela participação política e pelo exercício do voto na faixa etária em que ele é facultativo, ou seja, entre 16 e 17 anos. A intenção é lançar uma semente e apresentar referências, mostrar ao jovem que o voto é uma conquista e uma forma de interferir de maneira concreta numa sociedade democrática. Acima de tudo, acreditamos que a participação de cidadãos conscientes fortalece a democracia. Espero que vocês visitem o Portal da Assembleia para acompanhar e participar de outras atividades do Legislativo mineiro, como o Parlamento Jovem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário