quinta-feira, 24 de maio de 2012


Governador Valadares foi a última cidade a receber o evento / foto: Guilherme Dardanhan

Expresso Cidadania recebeu mais de 11 mil alunos


Quatorze municípios mineiros beneficiados, 82 escolas estaduais envolvidas, 11.437 alunos atendidos e 3.185 novos títulos de eleitor emitidos. Esse foi o balanço da edição 2012 do Expresso Cidadania, projeto promovido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral e a Secretaria de Estado de Educação, com o objetivo de estimular jovens de 16 e 17 anos à participação política e ao voto consciente.
Com início no dia 23 de novembro de 2011, em Belo Horizonte, quando foram atendidos alunos da Região Metropolitana (BH, Ribeirão das Neves e Santa Luzia), o evento se encerrou no dia 27 de maio, em Governador Valadares (Rio Doce). Durante quase dois meses, a caravana percorreu o interior do Estado, passando por Juiz de Fora (Zona da Mata), Divinópolis (Centro-Oeste), Patos de Minas (Alto Paranaíba), Uberaba (Triângulo), Paracatu (Noroeste), Diamantina (Jequitinhonha), Montes Claros (Norte), Teófilo Otoni (Mucuri), Ipatinga (Rio Doce) e Poços de Caldas (Sul).
Organização – Mais de cem pessoas foram envolvidas na mobilização, organização e montagem do evento nas cidades, que contou com apresentação teatral; oficinas de produção de texto, som e vídeo; estande para que os alunos pudessem tirar o título de eleitor; palestra com juiz eleitoral; bem como um espaço multimídia voltado para o debate sobre o tema “Drogas – política de enfrentamento ao crack”.

Conheça quem foram os oficineiros do Expresso Cidadania 2012:
Oficina de Som
Douglas Camilo (B.A.): professor de rap, grafite, dança de rua e de música. Lider do grupo de dança União Vital Dance (magodarima2008@hotmail.com).
Dirceu Ferreira: professor de musicalização, de teclado, violão, violoncelo, guitarra, vocalista e instrumentista do Sonata Trio (dirceu-ferreirasilva@hotmail.com).
André Leonel: professor de musicalização, violão, guitarra, produtor e diretor, vocalista e instrumentista da Banda 1517 (banda1517@gmail.com).
Oficina de Imagem
Saulo Coimbra: músico, percussionista,baterista da banda Corporação Nossa Senhora do Carmo, professor de bateria e percussão, de video e áudio, produtor cinematografico (percusaulo@gmail.com).
Fernanda Coimbra: graduada em Artes Visuais e cinema de animação, professora de áudio e video, de cinema de animação (coimbra.fefa@gmail.com).
Wilker Alves (Maldonado): músico, professor de guitarra, produtor musical, lider da banda de rock Cardiofônica (wilker.control@gmail.com).
Oficina de Corpo
Gabriela Carvalho: professora de dança, de teatro, atriz e produtora cultural (gabibicarvalho@yahoo.com.br).
Maria Aline: professora de dança (m.alineedf@gmail.com).
Oficina da Palavra
Meire Regina: atriz, professora de teatro do Oprimido, musicista, palestrante, gestora cultural e professora de português e de literatura (meirereginap@yahoo.com).
Caleidoscópio e o Ágora
Carla Cota: gestora cultural, palestrante (carlagermano@yahoo.com.br).
Luiz Henrique: graduado em Artes Visuais e cinema de animação, professor de áudio e video, de cinema de animação (luizhmgoncalves@gmail.com).
Assistente da Coordenação das Oficinas
Pedro Henrique Moura: ator, professor de teatro, produtor cultural (pedroquimera@yaho.com.br).
Coordenador das Oficinas
Emmano Garcia: ator, circense, professor de teatro, produtor e gestor cultural (emmano.garcia@gmail.com).

Nenhum comentário:

Postar um comentário